TOP 5: Melhores Filmes de Assassinos em Série

Renato Zacarias

E aqui começa a primeira edição do nosso especial semanal de filmes clássicos!

Trazendo toda quarta-feira, uma seleção dos 5 melhores filmes de um determinado gênero ou subgênero a fim de apresentar-lhes não só análises de lançamentos, mas também dos grandes clássicos que nunca perderão o brilho nas prateleiras.

Para hoje, um tema de suspense, o TOP 5 filmes de Serial Killer, os maiores assassinos em série da história do cinema.

5 – A Cela

“The Cell” – (2000) Direção de Tarsem Singh – Com Jennifer Lopez.

Para a quinta posição trago-lhes “A Cela”, um filme perturbador e empolgante ao mesmo tempo. Aqui se apresenta um assassino que construiu em uma fazenda, uma espécie de câmara que inunda e afoga suas vítimas que são mulheres com características similares e filma tudo antes de usar os corpos em rituais sinistros. Até aí tudo bem, nada de tão especial, mas o que garantiu seu lugar ao sol em nosso primeiro TOP 5 foi a sacada genial dos produtores desse trabalho. Após ser encontrado e preso, ele sofre um violento ataque apoplético e entra em coma, sem dar nenhuma pista sobre a localização da Cela. Assim a Dra. Catherine Deane (Jennifer Lopez), uma psiquiatra de talento que está desenvolvendo uma nova técnica baseada em realidade virtual que consiste na capacidade de penetrar na mente das pessoas a fim de otimizar seu trabalho com seus pacientes.

Pois bem, a partir daí, o filme traz à tona seu ponto forte. A viagem que a psiquiatra faz nas profundidades das loucuras da mente do assassino a fim de cooperar com o FBI para encontrá-la traz o toque que faltava para esse trabalho incrível. Inovação, inteligência, suspense e agonia, que ótimo filme!

4 – Zodíaco

”Zodiac” – (2007) Direção de David Fincher – Com Jake Gyllenhall, Mark Rufallo, Anthony Edwards e Robert Downey Jr.

O renomado diretor David Fincher traz um excelente trabalho em “Zodíaco”, que conta uma história real do intrigante assassino dos anos 60/70 perseguido por aproximadamente duas horas e meia de filme em pura tensão.

Esse longa, traz em seu elenco alguns ótimos atores, dando ênfase na incrível interpretação de Mark Rufallo, que mandou muito bem como sempre e sem esquecer Robert Downey Jr que interpreta um personagem divertidíssimo, com sua conhecida essência.

O filme, na verdade, foca muito mais nos três homens (dois jornalistas e um policial) que dedicam suas vidas à buscar provas e pistas que levem ao assassino, do que no próprio assassino. Isso cria um clima de tensão muito grande onde o espectador vibra e se envolve à cada progresso da investigação que levaria a um criminoso misterioso que está mais longe do que parece.

3 – O Colecionador de Ossos

”The Bone Collector” – (1999) Direção de Philip Noyce – Com Denzel Washington, Angelina Jolie e Queen Latifah.

Para o terceiro lugar, outro clássico dos anos noventa. Falando do elenco, Angelina Jolie traz uma atuação regular, sem muito brilho, mas também sem desapontar. Já Denzel Washington dispensa enaltecimentos, ele sempre foi e sempre será um grande gênio do cinema. Neste filme não foi diferente, seu bom trabalho acentuou a história.

O filme mostra uma agente novata do C.S.I. (Jolie), pupila de um veterano paraplégico (Washington) que juntos, buscam capturar um assassino em série que recolhe pequenos pedaços de osso de suas vítimas.

Filmaço, sem mais.

2 – Seven – Os sete pecados capitais

“Se7en” – (1995) Direção de David Fincher – Com Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey.

Olha o David Fincher aparecendo na lista novamente! Sim, ele mesmo, o cara que dirigiu o já citado “Zodíaco” e outros grandiosos filmes como “Clube da Luta”, reaparece dirigindo outra excelente produção que assumiu nosso segundo lugar.

Um assassino misterioso que mata suas vítimas com planejamento árduo e com uma ligação moral entre elas não era nenhuma novidade nem em 1995, mas a qualidade de produção e direção desse filme e a atuação, como de costume, brilhante dos protagonistas Morgan Freeman e Brad Pitt que interpretam a dupla de detetives que investigam esses crimes trouxe Seven ao nosso 2° lugar.

Existe uma história densa e muito bem estruturada nesse longa, onde um assassino extremamente religioso e inteligente escolhe suas vítimas (e suas punições) pelos pecados capitais que elas cometem. A forma extremamente inteligente como o serial killer manipula os detetives a cada cena de crime é impressionante, isso sem citar os castigos repulsivos e ao mesmo tempo brilhantes planejados e aplicados nos mínimos detalhes que o homem misterioso se inspirava em grandes contos literários e religiosos como “O Inferno de Dante” e “A divina comédia.”

O desfecho desse filme também é ponto positivo, já que (na minha opinião) entrou para a lista de melhores finais de filme que te leva à uma cena que te impressiona e choca  ao mesmo tempo antes de lhe proporcionar aquela sensação de empolgação ao ver o término perfeito para um filme excelente.

1 – O Silêncio dos Inocentes

”The Silence of the Lambs” – (1991) Direção de Jonathan Demme – Com Jodie Foster, Anthony Hopkins e Scott Glenn.

Apesar desse clássico não precisar de comentários, esse é meu trabalho não é? Pois bem; esse filme traz, sem dúvidas, uma experiência cinematográfica impressionante não só pelo elenco poderosíssimo (que já ganha crédito só pelo nome “Hopkins” estar na lista) e a direção brilhante de Jonathan Demme, mas pela profundidade dramática que ele traz em sua história muito bem desenvolvida e, claro, pelo maior serial killer de todos os tempos: o psiquiatra Dr. Hannibal Lector, também conhecido como Hannibal The Canibal.

Esse filme conta a história de uma agente novata que recorre à brilhante mente do maior assassino de todos os tempos, um terapeuta que matava e canibalizava seus pacientes, para perseguir e capturar um novo assassino com características similares às dele.

Essa incrível produção ganhou 5 oscars na época e se tornou um ícone entre fãs de suspense e cinema em geral. Passaram-se 21 anos e esse filme ainda é um dos nossos prediletos. O ouro é seu!

About these ads

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s