TOP 5: Melhores Filmes de Luta

Renato Zacarias

Para começo de conversa, quando adotei esse tema, não imaginei que seria um sofrimento tão grande assim selecionar apenas 5, entre tantos bons filmes de luta que o cinema já nos apresentou ao longo de tantos anos. Para isso foi utilizado o critério que sempre usamos; o quão bom o filme é de forma geral, desde elenco, atuação, trilha sonora, roteiro, produção, etc.

É óbvio que grandes obras ficarão de fora dessa lista, e é claro que isso me dói muito, já que sou grande apreciador de porrada nos filmes, mas foram sacrifícios necessários, fazer o que né?

Aí vai a lista, espero que gostem e caso tenham sugestões de outros bons filmes de luta que gostariam de ver na lista, sintam-se à vontade de deixar nos comentários o nome do filme e o porquê, quem sabe não rola uma segunda edição né?

5 – Franquia “O Grande Mestre”

“Ip Man 1, 2, 3.” – (2008 a 2010) Direção de Wilson Yip – Com Donnie Yen.

Peraí, por que “Franquia”? Bom, é simples, esse filme lançado em 2008 teve duas continuações, totalizando uma trilogia de filmes igualmente importantes e deslumbrantes que contam a história real do grande mestre de ninguém menos que Bruce Lee!

Como eu acabei de mencionar, esse filme é uma “cinebiografia” de Ip Man, o gênio em Wushu que virou o mentor de Bruce Lee e que, sem dúvidas, teve uma vida digna de filme.

Nessa produção, vemos um ator realmente muito bom nesse estilo de luta, o que torna tudo muito mais convincente, o que cria uma atmosfera realmente empolgante para o filme.

As lutas são lindas, cheias de movimentos e com poucos efeitos especiais (ainda bem). No filme, são vistas lutas incríveis a lá filme oriental com um cara “badass” descendo a porrada em 20 manés de uma só vez, mas o mais incrível é que as coreografias e a bela interpretação e direção do filme conseguem fazer esse absurdo parecer até cabível!

São três filmes MUITO bons, fica a recomendação para quem não conhece.

4 – O Grande Dragão Branco

” Bloodsport” – (1988) Direção de Newt Arnold- Com Jean-Claude Van Damme, Donald Gibb e Forest Whitaker.

Que saudade dos bons filmes de luta do Van Damme né? Pois é, esse filme foi um dos que alavancou sua carreira, um dos primeiros trabalhos em que ele aparece dando voadora em todo mundo.

Esse filme conta a história de um rapaz que foi treinado a vida toda para participar de um grande torneio de artes marciais que reuniria lutadores de todos os cantos do mundo. Mas esse torneio é conhecido por ser muito violento e algumas pessoas se machucarem gravemente ou até morrerem durante as lutas; clássico, até um pouco clichê já que o campeão desse torneio, o cara que mata geral será o grande rival do nosso protagonista.

Se você está querendo ver artes marciais de verdade (de mentirinha né? É cinema poxa) assista esse filme, as lutas são bonitas de se ver e ainda mostram vários estilos de artes marciais com lutadores diferentes, o que é legal visto que vai ter todo tipo de porrada nesse filme.

Vale lembrar que Van Damme está ótimo nesse filme, totalmente em forma mandando golpes incríveis perfeitamente interpretados. Se bem que só a comédia de ver ele com cara de criança já vale a experiência né?

3 – Menina de Ouro

” Million Dollar Baby” – (2004) Direção de Clint Eastwood – Com Clint Eastwood, Morgan Freeman, Hilary Swank e Jay Baruchel.

Só eu acho sacanagem o cara ser “foda” o bastante para dirigir e atuar como segundo protagonista em um filme desse?

Menina de Ouro conta a história de uma boxeadora no inicio de sua carreira que implora para que um treinador ranzinza a treine. O negócio é que o cara não treina mulheres e ainda diz que ela está velha demais para começar uma carreira no boxe. Com o desenvolver da trama, ele pega certa afeição pela garota e aceita treiná-la, quando percebe que a menina tem um talento incrível. Com mais um pouco de desenvolvimento da trama, tristes acontecimentos destroem o sonho dos dois e partem o coração de quem estiver assistindo.

Você já chorou vendo um filme de luta? Então chegou a hora, caro leitor, pois esse filme tem um enredo brilhante com uma direção impecável e uma atuação de tirar o fôlego por parte do elenco, o combinado do drama genial dessa história com a produção excelente vai te derreter sem muitos esforços, vai por mim.

2 – Clube da Luta.

“Fight Club” – (1999) Direção de David Fincher – Com Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter.

Quando você ler “Direção de David Fincher” seguido do título de algum filme, saiba que não irá se decepcionar, os trabalhos desse cara são geniais.

Esse filme conta a história de um jovem executivo, um homem comum que fica cansado da sua vida medíocre e começa a frequentar grupos de auto-ajuda  para preencher suas noites de intensa insônia. Em uma viagem a trabalho, ele conhece um homem misterioso que, com ele, inicia uma espécie de clube clandestino de luta onde pessoas se reúnem para brigar e extravasar suas angústias, ou pelo menos à princípio já que uma ideologia se cria dali, dando inicio à um plano de vastas consequências criado pelo jovem, ou será que foi pelo homem do avião?

Esse filme é estonteantemente incrível em cada detalhe. Leva o espectador ao delírio quando a trama começa a se desenrolar e a verdade começa a surgir.

Brad Pitt e Edward Norton estão excelentes como protagonistas desse trabalho e esse é o ponto forte dessa produção já que uma atuação mediana já não seria o bastante para sustentar o “clímax” dessa história.

1 – Franquia Rocky.

”Rocky 1, 2, 3, 4, 5, Balboa.” – (1976 a 2006) Direção de Silvester Stallone e John G. Avildsen – Com Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young, Joe Spinell e VÁRIOS outros .

E a grande vencedora é a renomada e premiada franquia Rocky!

Com SEIS incríveis filmes, a série conta a ascensão de um lutador de boxe que luta não só pelos títulos ou pelo dinheiro, mas por seus valores.

As vitórias de Rocky ultrapassam os limites do ringue, quando ele precisa provar para si mesmo que é capaz de se tornar cada vez mais forte física e mentalmente, dando o exemplo ao seu maior fã, seu filho.

O filme tem vários impactos morais, principalmente a mensagem de “determinação” que ele transmite, lhe dizendo para não desistir dos seus sonhos e sempre lutar por seus ideais com “olhos de tigre” ou seja, com determinação plena.

Vale lembrar do ponto alto dessa lição de vida que é esse filme, que é no sexto filme, no discurso interpretado por Stallone quando Rocky já com certa idade, dá uma verdadeira lição de moral em seu filho, uma única fala ininterrupta que descreve toda a mensagem que o filme passa desde o início da franquia e que ficou simplesmente fantástica, aí vai ela:

“.. O mundo não é um mar de rosas. É um lugar ruim e asqueroso… e não me importo quão durão você é… ele te deixará de joelhos e te manterá assim se permitir. Nem você, nem eu, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Mas isso não se trata de quão forte pode bater. Se trata de quão forte pode ser atingido… e continuar seguindo em frente. Quanto você pode receber e continuar seguindo em frente. É ASSIM QUE A VITÓRIA É CONQUISTADA!…”

Fala sério, isso é que é lutador!

Essa franquia também trouxe marcos inesquecíveis para a história do cinema, como por exemplo a cena do primeiro filme quando Rocky sobe correndo uma enorme escada e chega ao topo levantando as mão mostrando que alcançou seu objetivo, que estava forte o bastante para continuar. Também tem a trilha sonora né? Eye Of The Tiger da banda Survivor virou trilha oficial não só da franquia, mas também uma trilha sonora mental que toca em todo momento em que o boxe é citado.

Todas as lutas são empolgantes, mostram claramente o lutador indo até o seu limite para vencer e quando isso é interpretado por um ator do nível de Stallone, se torna uma coisa impagável!

Menções honrosas:

Muitos bons filmes infelizmente acabaram ficando de fora da lista, mas eu acho justo citá-los, eles merecem.

Cão de Briga- Lutas fantásticas e violentas com uma coreografia que quebra clichês e uma história linda.

Quebrando Regras 1 e 2 – Artes marciais mistas mostradas com golpes de verdade, uma história rasa, mas com alguns dos combates mais empolgantes que eu já vi.

Ong Bak – Tony Jaa é incrível no Muay Thai e mostra isso nesse filme em que ele faz movimentos inacreditáveis e lutas de tirar o fôlego.

Guerreiro – Uma história SENSACIONAL de dois irmãos igualmente determinados que acabam se enfrentando em um torneio de MMA. Os pontos fortes são lutas ótimas, MMA de verdade, direção impecável e o Tom Hardy (sem mais).

Esporte Sangrento – Um clássico das antigas, uma história envolvente, com lutas de capoeira muito bem coreografadas.

O Vôo do Dragão- Bruce Lee VS Chuck Norris.

É isso aí, eu fico por aqui, espero que tenham gostado, se possível, deixe seu comentário dizendo o que achou da lista e até o próximo TOP 5!

Veja o TOP 5 anterior: CRIANÇAS PRODÍGIO

About these ads

22 thoughts on “TOP 5: Melhores Filmes de Luta

  1. Pingback: TOP 5: Melhores Filmes de Luta #2 – Filmes de Kung-Fu | Cultura Inútil

    • Olá, leitor. Quebrando regras está nas menções honrosas no final do post. Como eu disse no começo, infelizmente não teve espaço para todos os bons filmes, mas assumo que sou grande fã dessa produção.

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s