Crítica: Dois Dias, Uma Noite

dois1

Uma das atrizes mais badaladas dos últimos tempos é a francesa Marion Cotilard. As últimas produções dela, foram de dramas à comédias, mostrando que sua versatilidade e talento melhoram à medida do tempo. Nesse ano, uma vez mais, a atriz esta em ao menos 3 produções diferentes e possivelmente indicadas ao Oscar.

doiscapa

Em “Dois Dias, Uma Noite”, Cotilard interpreta uma mãe de família que acabou de sair de uma depressão profunda, e quer retornar ao seu trabalho. Só existe um problema: ela esta prestes a ser demitida, enquanto os demais funcionários remanescentes vão ganhar um bônus para compensar à sua saída.

dois2
Ao longo de dois dias e uma noite, ela percorre parte da França à procurado dos empregados que vão votar qual o destino da moça. Assim, além de um “Road Movie”, o filme quer explorar o fato de cada um dos seus personagens (empregados), ter a sua decisão fundamentada em um motivo diferente. Cada uma das histórias tem particularidades que à separa das demais, proporcionando situações únicas. O fato dos diretores Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, não definirem um gênero de filme, também ajuda para que a trama fique mais interessante, e complexa.

dois4
Cotilard entrega-se de corpo e alma, mas deixa espaço para todo elenco (em especial Fabrizio Rongione). Cada história, traz temas da atualidade e de alguma forma, tornam a ligação entre público e protagonista maior. Seja uma filha recém-nascida, uma cirurgia de risco ou até a compra de uma casa, sempre tem que haver um motivo, uma explicação para se priorizar o dinheiro.

dois3
90 minutos separam uma demissão, de uma nova vida. Não importa qual seja a motivação, pois o que se explora não é explicação, e sim o que realmente se sente (detalhar custos é uma maneira óbvia de justificar às coisas). Esconder reais intenções é ludibriar os demais de maneira simples, imaginando que tudo pode ser resolvido numa mera sequência de palavras. Não é assim na realidade, então por que não seria nos filmes?

5 DONUTS

EXCELENTE

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s