Viva à Arte: Tim Maia

tim1

Cantor, compositor, produtor e empresário musical Sebastião Rodrigues Maia também conhecido como Tim Maia era réu confesso da música. Nasceu e cresceu no Rio de Janeiro e foi o precursor do soul no Brasil, além possuir grande importância na história música popular brasileira sendo reconhecido internacionalmente por seu talento. Amigo de infância de diversos cantores como Erasmo Carlos, fundou o grupo vocal The Sputniks em parceria com Roberto Carlos, velho camarada, mas uma desavença entre os cantores causou a saída de Roberto e logo após de Tim Maia do grupo e este preferiu seguir em carreira solo.

tim2
Descobridor dos Sete Mares e apaixonado pela música Tim viajou aos EUA onde descobriu a soul music ao mesmo tempo em que participava de um grupo vocal “The Ideals”, para financiar o grupo e as viagens da banda praticou alguns furtos que lhe renderam cinco prisões e uma deportação por porte de droga. Chegando ao Brasil e inspirado com a experiência musical, trouxe o Soul e o Funk, popularizando os estilos e elevando ainda mais diversidade da música brasileira. Com sua voz grave e rouca de baixo dava uma personalidade e qualidade diferenciada as musica que cantava e compunha. Apesar dos bons momentos Tim era famoso também pelo temperamento forte e pelas brigas com gravadoras e amigos em seus momentos de vale tudo.

tim-maia-divulgacao-2
Tim Maia foi eleito dono da maior voz da música brasileira pela Rolling Stone Brasil, com extensa discografia composta por mais de 50 álbuns entre compactos, LPs, duplos, álbuns ao vivo, dois póstumos, mais de 300 músicas em 40 anos de carreira musical. O cantor conquistou plateias com canções inesquecíveis e marcantes como: Primavera, Gostava Tanto de Você, Me dê Motivo, Não quero Dinheiro, Telefone, Azul da Cor do Mar, Você, Chocolate, Oceano, Dizer que Te Amo, Aquarela do Brasil, Onde está Você, entre vários outros sucessos.

Tim_Maia_612_div_
Tim Maia nos deixou precocemente aos 55 anos, em 1998. Em 2007 foi lançadas a biografia de Tim Maia Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia- escrita pelo jornalista e produtor musical Nelson Motta, além do musical baseado no mesmo livro de 2011 e uma Cinebiografia que chegará aos cinemas no dia 30 de Outubro.

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s