Mundo do Cinema – Filmes com Temática Religiosa

Filmes que falam sobre religião tiveram recepções variadas pelo público durante sua estreia. No cinema, a relação da fé com o ser humano tem sido uma das formas da sociedade demonstrar sua reflexão diante de situações que não são discutidas por motivos variados. Podemos até observar o quanto a religião de cada diretor influenciou nos filmes. E quando as pessoas mexem com as crenças de grupos religiosos para fins de entretenimento, as coisas definitivamente se complicam. Existem vários filmes com esse tema, porém selecionei apenas alguns.

Noé  (2014) Direção: Darren Aronofsky

noe_09

Conta a famosa história bíblica sobre o homem que recebeu uma mensagem de Deus e criou a arca para sobreviver ao famoso dilúvio.

Código Da Vinci (2006) Direção: Ron Howard

25580802md6

Baseado no best-seller de Dan Brown, o que nos traz a este filme é sua investigação com o sagrado, pois as descobertas feitas através da arte de Leonardo DaVinci podem abalar as estruturas não só da Igreja Católica como de toda a humanidade. Muito mistério, conspiração e polêmica.

Constantine (2005) – Direção: Francis Lawrence

cartaz constantine

Constantine é um detetive  que tem o poder sobrenatural de ir até o céu e o inferno. Na trama há católicos, ateus, anjos do bem e do mal e muitos demônios.

A Paixão de Cristo (2004) Direção: Mel Gibson

Passion_Of_The_Christ__The_(2004)

A narrativa que traz as últimas horas de Cristo até sua crucificação. Muitos reclamaram sobre a violência explícita mostrada no filme.

Stigmata (1999) Direção: Rupert Wainwright

Stigmata

Este filme foi altamente controverso devido à maneira em que tratou o assunto. Enquanto  católicos consideram estigmas  um sinal de santidade, para alguns, a experiência do estigmatismo (numa mulher atéia) aponta para uma possessão demoníaca.

Em Nome de Deus (1988) Direção: Clive Donner

em nome de Deus

Drama baseado em fatos reais do romance medieval francês do século 12 entre Pedro Abelardo  – filósofo, teólogo e professor da Catedral de Notre Dame – e Heloísa –  uma estudante que fora criada num convento. O filme aborda conceitos filosóficos e sociais, principalmente ligados à igreja.

Agnes de Deus (1985)  Direção: Norma Jewinson

1274148014-200x282-agnes_de_deus

Filme polêmico que aborda  a gravidez de uma freira – e a morte do bebê –  dentro do convento. No filme, a freira nega ter gerado um bebê, pois não tem conhecimento sobre sua sexualidade.

O Exorcista (1973)  Direção: William Friedkin

images

Possessão, luta pela fé, crença nas inscrições da bíblia são alguns dos elementos do filme. Blasfêmias e catolicismo, e a luta entre o bem e o mal.

O Sétimo Selo (1956) Direção: Ingmar Bergman

{9D81D7F1-FF95-44DD-A927-94EBAF860731}_o_setimo_selo_640

No mundo medieval tudo era entendido através da religião, então o sentido da indagação do cavaleiro no filme, é questionar a religiosidade, incluindo o papel de Deus e do Diabo na vida humana. No longa, todos os aspectos da religiosidade são questionados.

Nenhum filme agrada a todos, mas ao longo da história do cinema foram lançados filmes que chocaram o público, seja pelo teor político ou religioso. E independente da época, continuarão sendo polêmicos…

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s