Top 5 – Christopher Nolan do “Pior” ao Melhor

christophernolan (1)

Aproveitando o lançamento de “Interstellar“, fizemos um TOP 5, dedicado há um dos melhores diretores de todos os tempos. Com carreira já consolidada, o diretor tem em seu curriculum ao todo 10 produções, mesclando ótimos filmes e outro nem tanto, listamos aqui na escala do “pior” para o melhor. Confiram:

Batman-O-Cavaleiro-das-Trevas-Ressurge-615x330

5 – Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012): Esse é um dos raros (e provavelmente único) casos de como o peso do filme antecessor atrapalha o fim da trilogia. São quase 3 horas de filme milimetricamente calculadas e não passam disso; 3 atos que não deveriam se confundir, mas acabam justamente fazendo isso. O primeiro apresenta o protagonista fragilizado, quase fora da persona Batman que foi criada. Na segunda parte, a ameaça de Bane (sem motivo), gera temor e insegurança no herói (coisa da qual Nolan abusa e usa como justificativa). E por fim vem a redenção inexplicável e inexorável, mas sem um peso ou fundamento para tal. “Batman – O Cavaleiro das Trevas” já estava consolidado como o melhor filme de super heróis já feito, e por isso mesmo a expectativa era de que o capítulo final, não apresentasse os problemas de “Batman Begins“, mas foi justamente o que aconteceu.

hero_EB20020524REVIEWS205240304AR

4 – Insônia (2002): Com o sucesso de “Amnésia“, o diretor foi escalado para trabalhar com dois atores consagrados, que estavam numa queda vertiginosa. Assim, era óbvio que o filme parecia mais um teste do que necessariamente uma grande produção. De certa forma o diretor consegue cumprir muito bem tudo aquilo que foi proposto. Al Pacino e Robin Williams tem ótimas atuações, a produção é caprichada e o filme tem um esmero com a fotografia e a parte sonora, porém é só. Dessa forma, ao que parece, o roteiro foi deixado um pouco de lado para que os protagonistas brilhassem. Isso não é de todo ruim, porém Nolan tem como marca registrada apresentar tramas que crescem de acordo com seus personagens, e não ao contrário. Mesmo assim é um bom filme.

Amnesia

3 – Amnésia (2000): Sejamos sinceros, se o filme fosse feito de forma cronológica talvez seria um dos suspenses mais óbvios que já existiu. A temática noir, apreço com a fotografia e atuações inspiradíssimas de Guy Pearce, Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano, garantem ao filme toda uma atmosfera especial. Porém qual o real diferencial do filme? A trama, ainda que simples, vai e vem de maneira onde tudo se encaixa perfeitamente. A quebra da quarta parede, referências a psique humana, a dificuldade em definir qual o real ato em que estamos e as desconstruções dos dogmas impostos aos suspenses são o que tornam a narrativa especial. Nolan tem cuidado quase que obsessivo com a trilha sonora, gerando falsas interpretações sobre sequências lógicas do ponto de vista estético. É uma aula de cinema!

origem-piao

2 – A Origem (2010): É o projeto mais ambicioso de Nolan. É um filme de arte que se mistura com às pretensões mais básicas de Hollywood. Protagonista definido, equipe constituída por especialistas em cada área e perfeccionismo a flor da pele. O diretor engloba seus temas favoritos, juntamente com atores escolhidos à dedo e, é claro, um trama que traz mais uma vez a psique humana como questão cinematográfica. O slow motion é um show à parte, interpretações e mais interpretações desconexas que geram reflexões quase que interpessoais, e por fim referências aos mais remotos conceitos do existencialismo. Nolan não erra, mas peca um pouco no didatismo ao conduzir a trama. Explicações demais por vezes atrapalham, e por isso mesmo prejudicam na total compreensão da mensagem. Se você deixar esse excesso de lado vai aproveitar ainda mais essa obra prima.

batman_o_cavaleiro_das_trevas_2008_g

1 – Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008): O filme tem uma importância singular para o cinema. O amadurecimento das adaptações dos quadrinhos passou pelas mãos de Nolan. Querendo ou não, se Tim Burton deu um ar de HQ caricatural para seu excelente  “Batman: O Retorno“, foi Christopher quem construiu o papel do herói no cinema. Não é a toa que ainda hoje, o filme seja celebrado por atuações pungentes que seguem o ritmo da trama. Atos bem definidos, personagem com camadas de profundidade e um senso crítico atual e ácido. O Cavaleiro das Trevas quebra a personificação de que adaptações são só transposições para o cinema. A realidade se confunde com o que se passa nas telas. O vilão é por vezes herói, e o herói não se reconhece como tal. Trilha sonora, roteiro, fotografia e edição, todos sincronizados, caminhando juntos em uma obra que beira a perfeição.
Esse sim, é o melhor de Nolan!

2 comentários em “Top 5 – Christopher Nolan do “Pior” ao Melhor

  1. Nolan é um dos poucos diretores no qual tive o prazer de assistir todos os filmes (exceto o recente Interstellar). Gostei da lista e dos comentários mas a minha seria diferente.

    Para mim, Nolan deve uma grande obra desde os excepcionais “Memento” e “The Prestige”, que considero filmes com construções psicológicas muito peculiares e complexas dos protagonistas e tramas extremamente elaboradas, repletas de reviravoltas e jogos interessantíssimos envolvendo o público.

    Ocorre que não assisti a isso, exceto no ótimo TDK, muito alavancado pela atuação quase perfeita de Ledger e me decepcionei bastante com Inception, que considero de um didatismo desnecessário e de história magnífica mas não aproveitada em potencial para angariar um público maior. Uma pena, ótimo filme apenas.

    Parece que Interstellar vem dividindo opiniões. Devo ver esse fim de semana. : D

  2. Achei a lista meio fraca, mas como é questão de opinião então da pra aceitar
    Mas pra mim o único filme que não gosto do Nolan é Following.

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s