Mais um autor critica duramente “Vidas ao Vento” e a polêmica continua

wind-rises-2014-photo4_thumb

Você já chegou a ler nossa crítica de “Vidas ao Vento” de Hayao Miyazaki? Pois bem, se não leu, é melhor dar uma lida superficial para entender toda a polêmica. A última animação criada por Miyazaki, foi uma das mais celebradas, ao concorrer ao Oscar do ano passado. Contudo, os japoneses simplesmente detestaram a obra e chegaram a boicotar a mesma, durante sua exibição nos EUA e no próprio país de origem.

O motivo, para quem não sabe, é que o filme é uma versão bastante crítica sobre os acontecimentos pré e pós Segunda Guerra Mundial. O autor foi duramente criticado, por mostrar que os japoneses, ostentavam certa prepotência em se tratando de ganhar a Guerra contra os EUA. O problema é que, diferentemente de “Gen – Pés Descalços”, a obra de Miyazaki não quis mostrar o sofrimento japonês, mas sim enfatizar a real posição sobre como o povo e o governo colidiam em relação aos acontecimentos no campo de batalha.

TheWindRisesFEATURE

Desde o seu lançamento, “Vidas ao Vento”, sofreu criticas abertamente de pelos menos 15 pessoas influentes dentro e fora do Japão, sendo que até membros do Governo tiveram que se manifestar sobre o caso. Agora é a vez de Naoki Hyakuta (ator consagrado pela obra “The Eternal Zero”), que deu a seguinte declaração: “Vidas ao Vento” é cheio de mentiras. Miyazaki não assistiu ao meu filme (“The Eternal Zero” aborda os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial aos olhos de um Kamikaze), não leu meu livro e simplesmente quer reescrever a história (…) Esse filme, com toda certeza, vai arranhar a imagem do Japão, e nos faz parecer desonestos”.

A polêmica vai perdurar por um bom tempo ainda, pois Miyazaki não se declarou sobre nenhuma das acusações feitas até o momento. Vale lembrar que, depois de ser chamado de traidor e “anti-japonês”, muitos rumores apontavam que o diretor poderia voltar à trabalhar para dar uma resposta ao crítica. Isso não aconteceu, e de certa forma enfureceu a opinião pública.

2 comentários em “Mais um autor critica duramente “Vidas ao Vento” e a polêmica continua

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s