Viva à Arte: Arctic Monkeys

arcticmonkeys

Após ganhar suas respectivas guitarras no natal de 2002, os vizinhos e amigos Alex Turner e Jamie Cook resolveram montar uma banda e com mais dois colegas de escola, Andy Nicholson, baixo – mais tarde substituído por Jamie Cook – e Matt Helders na bateria. E assim estava formada a “Bang Bang”, sim, esse era o nome da primeira formação da banda. Ao se engajarem no rock fazendo cover de Led Zeppelin e Strokes Alex Turner assumiu os vocais e a composição das músicas e mudou o nome para Arctic Monkeys. Um nome herdado de uma banda de 1970 na qual o pai de Matt Helders fazia parte.

ArticMonkeys-ElectricPicnic13-LC01
No início da carreia os músicos faziam pequenos shows e gravam suas músicas em CDs demos que distribuíam para o público. Por serem apenas algumas unidades, que rapidamente se esgotavam. Os fãs passaram a gravá-los e reproduzi-los na internet, e chegaram a criar um Myspace da banda sem que os integrantes soubessem, essa propaganda os tornou incrivelmente populares por onde passavam com o público sempre cantando suas músicas durante seus shows. Em 2004 Mark Bull, um fotógrafo amador filmou uma de suas apresentações, e a editou em forma de videoclipe em seu site, isso chamou a chamou a atenção da rádio BBC e claro, das gravadoras.

2012 Coachella Valley Music & Arts Festival - Day 1
Com um som que lembra muito o pós-punk de 1970, a banda se inspira em The Strokes e Oásis em especial, de quem sempre foram fãs confessos. E tem mais cada um dos membros da banda toma para si uma referencia musical: Alex, o vocalista compõe as canções se inspirando no poeta inglês John Cooper Clarke, além das referencias auditivas. Matthew Helders que se apoiava no hip hop e rap da adolescência, se impressionou ao ver Queen Of Stone Age modificando sua abordagem do som de sua bateria. Jamie Cook é grande fã e admirador dos Beatles em especial George Harrison. Nicholas O’Malley acompanha os companheiros formando um quarteto eclético e diverso do indie rock inglês.

arctic-monkeys-arabella-2014
Depois de tocar no Lollapalooza desde ano a banda retornou ao Brasil para mais dois shows este mês: em São Paulo 14/11 e Rio de Janeiro 15/11.

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s