“O Conto da Princesa Kaguya” foi esnobado pelo Globo de Ouro? A polêmica de “Vidas ao Vento” responde

kaguya

Sinceramente? É inexplicável o motivo da ausência de “O Conto da Princesa Kaguya” no Globo de Ouro. A animação de Isao Takahata foi considerada uma das favoritas devido aos prêmios que ganhou especialmente na Europa e nos EUA. Além disso, recentemente o filme ganhou a disputa com um concorrente direto do próprio Japão.

Assim, a única explicação para ausência no Globo de Ouro é provável retaliação que alguns países (especialmente na Europa e na Ásia) tem praticado em relação as polêmicas que envolveram “Vidas ao Vento” no ano passado. Essa “retaliação” faz parte de um consenso entre os Europeus em não votar possíveis filmes polêmicos (algo que foi iniciado com “Azul é a Cor Mais Quente” e ganhou notoriedade com filmes como “Ninfomaníaca”).

Ocorre que, “O Conto da Princesa Kaguya” não apresenta nenhum tipo de temática polêmica ou condição negativa para adentrar a essa “retaliação”. Dessa forma, é possível que a estratégia de lançamento local exclusivamente em parte da América do Norte e na Euro-Asia tenha prejudicado o filme.

Resta saber se esse indicativo vai continuar prevalecendo em relação ao ótimo desempenho em outras premiações. Dos demais candidatos, o antes favorito “Como Treinar o Seu Dragão 2” tem passado em branco em quase todos os festivais europeus.

 

2 comentários em ““O Conto da Princesa Kaguya” foi esnobado pelo Globo de Ouro? A polêmica de “Vidas ao Vento” responde

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s