Vamos falar de Oscar: Os indicados ao Globo de Ouro

Excepcionalmente nessa semana, nossa coluna semanal cinematográfica esta sendo publicada co uma semana de atraso. Contudo o motivo foi nobre: comentamos categoria por categoria dos indicados ao globo de ouro, considerado por muitos, um “termômetro” para o Oscar.

Cinema

image (1)
“Boyhood” é o favorito!

 

Melhor filme – Drama: É uma categoria que sempre gera polêmicas com seus indicados, porém, nesse ano, não temos quase nenhum questionamento sobre as opções feitas pelo júri do Globo de Ouro. O favorito nessa categoria é “Boyhood”, em especial por causa de seu desempenho em outras premiações mundo a fora. Uma surpresa pode e deve ser “O Jogo da Imitação”. O filme foi um sucesso na Inglaterra e boa parte do júri do Globo de Ouro é europeia, portanto não seria nenhuma surpresa de o filme saísse com o prêmio.
“Boyhood”

“Foxcatcher”
“O jogo da imitação”
“Selma”
“A teoria de tudo”

Nessa categoria, "Birdman" leva fácil!
Nessa categoria, “Birdman” leva fácil!

Melhor filme – Comédia ou musical: É praticamente impossível que “Birdman” não ganhe essa categoria, o filme é o favorito para ganhar o Oscar de melhor filme. “O Grande Hotel Budapeste” divide público e crítica, portanto seria um azarão. Uma surpresa pode ser “Caminhos da Floresta”, porém, o filme é bastante soturno e o Globo de Ouro não costuma premiar filmes desse estilo visual. “Um Santo Vizinho” tem apelo mais cult, portanto não caí no gosto do júri.
“Birdman”
“O grande hotel Budapeste”
“Caminhos da floresta”
“Pride
“Um santo vizinho”

felicity_jones_shine_in_the_theory_of_everything_2014-t3
Felicity Jones é uma das favoritas. Mas apostamos em Juliane Moore também.

 

Melhor atriz – Drama: Se a premiação ocorresse a três semanas atrás, a favorita seria Felicity Jones por sua tocante interpretação em “A Teoria de Tudo”. Porém, Julianne Moore esta simplesmente incrível em “Para Sempre Alice” e carrega o filme nas costas. O Globo de Ouro adora esse tipo de performance. Rosamund Pike seria uma aposta, mas filmes do David Fincher não costumam ganhar prêmios individuais. Reese Witherspoon corre por fora, mas o filme é bem mais contemplativo do que necessariamente narrativo, e isso atrapalha.
Jennifer Aniston (“Cake”)
Felicity Jones (“A teoria de tudo”)
Julianne Moore (“Still Alice”)
Rosamund Pike (“Garota exemplar”)
Reese Witherspoon (“Livre”)

Apesar da categoria disputada, é provável que  Benedict Cumberbatch leve o prêmio.
Apesar da categoria disputada, é provável que Benedict Cumberbatch leve o prêmio.

Melhor ator – Drama: Steve Carell despontou como o possível favorito no começo do ano, mas acabou perdendo força com para dois jovens nomes: Benedict Cumberbatch e Eddie Redmanye. Ambos interpretam figuras históricas e isso é sempre um aspecto levado em consideração pelo júri. Uma surpresa e aposta é Jake Gyllenhaal que teve um ano arrasador com “O Abutre” e “O Homem Duplicado”. Grande surpresa é a ausência de Tom Hardy e o elogiadíssimo Chris Evans.
Steve Carell (“Foxcatcher”)
Benedict Cumberbatch (“O jogo da imitação”)
Jake Gyllenhaal (“O abutre”)
David Oyelowo (“Selma”)
Eddie Redmayne (“A teoria de tudo”)

É a favorita pelo conjunto de várias ótimas atuações nos últimos 2 anos.
É a favorita pelo conjunto de várias ótimas atuações nos últimos 2 anos.

Melhor atriz – Comédia ou musical: A categoria esta praticamente definida antes mesmo de começar. Amy Adams é a favorita para ganhar o prêmio. Emily Blunt e Helen Mirren são azaronas. Quvenzhané Wallis  inexplicavelmente entrou na vaga que seria de Scarlett Johansson por “Sob A Pele”. Julianne Moore é a favorita para o prêmio em Drama.
Amy Adams (“Big eyes”)
Emily Blunt (“Caminhos da floresta”)
Helen Mirren (“A 100 passos de um sonho”)
Julianne Moore (“Mapa para as estrelas”)
Quvenzhané Wallis (“Annie”)

BIRDMAN_gallery_cover_photo_gallery_primary
Dificilmente Michael Keaton não leva.

Melhor ator – Comédia ou musical: Em se tratando de comédia, Michael Keaton é o favorito. Seu trabalho em “Birdman” é monstruoso e mostra como suas escolhas foram ruins nos últimos anos. Joaquin Phoenix é um candidato em potencial, mas esbarra novamente nas tramas complicadas (mas no bom sentido) de Paul Thomas Anderson. Os demais candidatos são bem “fracos”, ainda que Waltz esteja muito bem em “Big Eyes”.
Ralph Fiennes (“O grande hotel Budapeste”)
Michael Keaton (“Birdman”)
Bill Murray (“Um santo vizinho”)
Joaquin Phoenix (“Vício inerente”)
Christoph Waltz (“Big eyes”)

foxcatcher__span
O elenco do filme é ótimo, mas apostamos que só Mark Ruffalo levará um prêmio para casa.

Melhor ator coadjuvante: A situação aqui é um pouco complexa. Foram misturados os filmes de várias categorias. Na prática Robert Duvall seria o favorito. Ethan Hawke seria o merecedor do prêmio como “um conjunto da obra” e Edward Norton seria a consolidação de uma carreira (ainda que o prêmio não tenha o peso de um Oscar). Mas vamos apostar em Mark Ruffalo e sua intensidade em “Foxcatcher”.
Robert Duvall (“O juiz”)
Ethan Hawke (“Boyhood”)
Edward Norton (“Birdman”)
Mark Ruffalo (“Foxcatcher”)
J.K. Simmons (Whiplash”)

download
Nesse ano vamos apostar em Jessica Chastain, apesar da concorrência pesada.

Melhor atriz coadjuvante: A favorita é Jessica Chastain, mas não por “Interstellar” e sim por “A Most Violent Year” (justiça foi feita e a atriz pode sim levar o prêmio para casa). keira Knightley corre por fora pois teve um excelente ano, com várias ótimas interpretações. Emma Stone e Meryl Streep tem uma disputa à parte, que se iniciou no Oscar de 2013. Faltou Tilda Swinton em “O Expresso do Amanhã”.
Patricia Arquette (“Boyhood”)
Jessica Chastain (“A Most Violent Year”)
Keira Knightley (“O jogo da imitação”)
Emma Stone (“Birdman”)
Meryl Streep (“Caminhos da floresta”)

Richard Linklater é o favorito!
Richard Linklater é o favorito!

Melhor diretor: Inexplicavelmente temos Wes Anderson e Ava Duvernay entre os candidatos. “O Grande Hotel Budapeste” é uma boa comédia e só. Já “Selma” tem uma bela história, mas uma péssima execução. Aqui poderiam concorrer David Gordon Green por “Joe”, Steven knight por “Locke” ou Joon-ho Bong por “Expresso do Amanhã”. O favorito é Richard Linklater pelo apelo europeu e é claro pela obra que beira a perfeição.
Wes Anderson (“O grande hotel Budapeste”)
Ava Duvernay (“Selma”)
David Fincher (“Garota exemplar”)
Alejandro González Iñárritu (“Birdman”)
Richard Linklater (“Boyhood”)

Wes Anderson é um dos mais cotados pelo ótimo roteiro de "O Grand Hotel Budapeste".
Wes Anderson é um dos mais cotados pelo ótimo roteiro de “O Grand Hotel Budapeste”.

Melhor roteiro: É uma categoria que divide opiniões. Misturar roteiros originais com adaptados em uma mesma categoria não é nada legal e ainda hoje gera críticas. Ainda assim, surpreendentemente quem desponta é Wes Anderson, que foi tremendamente elogiado na Europa. Richard Linklater é o único que pode bater de frente ao favoritismo de Anderson. Vale lembrar que existem 3 ausências bem sentidas: “Jonh S. Bird com “Filth” baseado no livro de Irvine Welsh, Steven Knight com “Locke” e Jon Ronson com “Frank”.
Wes Anderson (“O grande hotel Budapeste”)
Gillyan Flinn (“Garota exemplar”)
Alejandro González Iñárritu (“Birdman”)
Richard Linklater (“Boyhood”)
Graham Moore (“O jogo da imitação”)

Polêmicas a parte, "Como Treinar o seu Dragão 2" é o favorito.
Polêmicas a parte, “Como Treinar o seu Dragão 2” é o favorito.

Melhor animação: Você já esta ciente de toda aquela polêmica que envolveu “O Conto da Princesa Kaguya” certo? Pois bem, o favorito deveria ser “Como Treinar Seu Dragão 2″, mas para o júri do globo de ouro, acostumado a escolhas um tanto quanto excêntricas, é possível que ‘Festa no Céu” ganhe. Grande ausência é “As Aventuras de Peabody & Sherman”.
“Operação Big Hero”
“Festa no céu”
“Os Boxtrolls”
“Uma aventura Lego”
“Como treinar seu dragão 2”

As ausências são consideráveis e inúmeras, mas "O Leviatã" levar o Globo de Ouro.
As ausências são consideráveis e inúmeras, mas “O Leviatã” levar o Globo de Ouro.

Melhor filme estrangeiro: Não é costume do Globo de Ouro errar na escolha do melhor filme estrangeiro. Porém, dessa vez as omissões são tão absurdas e gritantes que não existe uma desculpa razoável. “Ida” começou como potencial favorito, mas perdeu força. “Leviatã” deverá ganhar. Destaque para o belíssimo “Tangerines”, que corre por fora. Ausência gritantes como: “Blue Ruin”, “Blood Cells”, “Dois Dias, Uma Noite”, “Relatos Selvagens” e “Kis Uysku” são sentidas até agora.
“Força Maior” (Suécia)
“Gett” (Israel, Alemanha, França)
“Ida” (Polônia)
“Leviatã” (Rússia)
“Tangerines” (Estônia)

interstellar-christopher-nolan-matthew-mcconaughey-slice
“Interstellar” é o favorito, sem dúvida.

Melhor trilha original: “Se tem Hans Zimmer é melhor nem concorrer” diziam alguns há pelo menos 3 anos atrás. Contudo, a nova geração de músicos trouxe composições ainda mais belas que as clássicas. O favorito é Zimmer, mas não descarte Antonio Sanchez e Trent Reznor & Atticus Ross.
Johann Johannsson – “A teoria de tudo”
Alexandre Desplat – “O jogo da imitação”
Trent Reznor & Atticus Ross – “Garota exemplar”
Antonio Sanchez – “Birdman”
Hans Zimmer – “Interestelar”

Apesar de ser irregular, o filme tem fortes chances de levar o prêmio.
Apesar de ser irregular, o filme tem fortes chances de levar o prêmio.

Melhor canção original: Por questão de letra e melodia, “Glory” é a favorita. Contudo, devido a injustiça cometida com Lana Del Rey, é possível que a cantora leve o prêmio. Destauq para Lorde e a parceria entre Jonh Legend & Common, duas excelentes músicas.
“Big Eyes” – “Big Eyes” (Lana Del Ray)
“Glory” – “Selma” (John Legend, COmmon)
“Mercy Is” – “Noé” (Patty SMith, Lenny kaye)
“Opportunity” – “Annie”
“Yellow Flicker Beat” – “Jogos Vorazes: A esperança – Parte 1” (Lorde)

TV

A última temporada foi bem chatinha, mas ainda assim o nível da série foi mantido.
A última temporada foi bem chatinha, mas ainda assim o nível da série foi mantido.

Melhor série de TV – Drama: A série “Game Of Thrones” entregou sua melhor temporada em 4 anos de existência. Assim, seria considerada a favorita para o ganhar o prêmio. “Dowton Abbey” chega mais um vez forte, apesar da temporada irregular e sem muitas novidades. “House Of Cards” apesar de uma segunda temporada bem diferente da primeira, tem força para surpreender.
“The affair”
“Downton Abbey”
“Game of thrones”
“The good wife”
“House of cards”

A série foi um dos fenômenos nesse ano e é a favorita.
A série foi um dos fenômenos nesse ano e é a favorita.

Melhor série de TV – Musical ou comédia: Caso “Orange is the new black” não ganhe, estaremos uma vendo injustiça colossal sendo feita. A série é fantástica e merece o prêmio.
“Girls”
“Jane the virgin”
“Orange is the new black”
“Silicon valley”
“Transparent”

Claire Daines é a favorita para o prêmio.
Claire Daines é a favorita para o prêmio.

Melhor atriz em série de TV – Drama: Claire Danes é mais uma vez a favorita, porém dessa vez Viola Davis entrega uma atuação de gala em “How to get away with murder”. Robin Wright seria a favorita, mas é uma “coadjuvante de luxo” em “House Of Cards”, por isso mesmo, dificilmente ganhará. Espantosamente Lizzy Caplan de “Masters Of Sex” não foi indicada.
Claire Danes (“Homeland”)
Viola Davis (“How to get away with murder”)
Julianna Margulies (“The good wife”)
Ruth Wilson (“The affair”)
Robin Wright (“House of cards”)

Vamos apostar em Clive Owen em sua "estreia" na TV.
Vamos apostar em Clive Owen em sua “estreia” na TV.

Melhor ator em série de TV – Drama: Clive Owen é o favorito para o prêmio. A surpresa ficou por conta de James Spader que roubou a cena em “The Blacklist”, série que poucos achavam que ia vingar. Kevin Spacey corre por fora com grandes chances também.
Clive Owen (“The Knick”)
Liev Schreiber (“Ray Donovan”)
Kevin Spacey (“House of cards”)
James Spader (“The blacklist”)
Dominic West (“The affair”)

Já conhecida do público brasileiro, a atriz é favorita ao prêmio.
Já conhecida do público brasileiro, a atriz é favorita ao prêmio.

Melhor atriz em série de TV – Comédia ou musical: Nossa aposta é em Taylor Schiiling, justamente por causa da excelente temporada de “Orange Is The New Black”. Contudo Lena Dunham e a veterana Julia Louis-Dreyfus correm por fora.
Lena Dunham (“Girls”)
Edie Falco (“Nurse Jackie”)
Julia Louis-Dreyfus (“veep”)
Gina Rodriguez (“Jane the virgin”)
Taylor Schilling (“Orange is the new black”)

Ausências a parte, apostamos em Don Cheadle.
Ausências a parte, apostamos em Don Cheadle.

Melhor ator em série TV – Comédia ou musical: O merecido seria que Don Cheadle ganhasse. Ricky Gervais mais uma vez entra forte na disputa, principalmente por causa do excelente desempenho do ator e produtor em outros prêmios. O veterano William H. Macy é um destaque pois ele atua e produz a excelente “Shameless”.
Louis C.K. (“Louie”)
Don Cheadle (“House of lies”)
Ricky Gervais (“Derek”)
William H. Macy (“Shameless”)
Jeffrey Tambor (“Transparent”)

true-detective-poster-700x300
Merecidamente, “True Detective” vai ganhar.

 

Melhor minissérie ou filme para TV: A surpresa é “Fargo”. A série derivada do filme de 1999 era considerada uma aposta desde o início. “Olive Kitteridge” entra forte na disputa por causa de seus dois ótimos protagonista (Bill Murray também foi indicado ao prêmio). Mas apostamos que “True Detective” levará o prêmio.
“Fargo”
“The Missing”
“The normal heart”
“Olive Kitteridge”
“True detective”

Jessica Lange como sempre, é a favorita.
Jessica Lange como sempre, é a favorita.

Melhor atriz em minissérie ou filme para a TV: Jessica Lange é mais uma vez a favorita. Mas podem apostar também em Frances Mcdormand e sua belíssima interpretação em “Olive Kitteridge”.
Maggie Gyllenhaal (“The honorable woman”)
Jessica Lange (“American horror story”)
Frances Mcdormand (“Olive Kitteridge”)
Frances O’Connor (“The missing”)
Allison Tolman (“Fargo”)

Matthew McConaughey  vai levar o prêmio, apesar do excelente desempenho do elenco de "Fargo".
Matthew McConaughey vai levar o prêmio, apesar do excelente desempenho do elenco de “Fargo”.

Melhor ator em minissérie ou filme para a TV: Essa de longe, e a categoria mais disputada de todos os tempos. Todos excelentes concorrentes e merecedores do prêmio. Vamos apostar em Matthew McConaughey por ter ganho o Oscar nesse ano (ainda que para uma produção de cinema). Destaque mais uma vez para o ótimo elenco de “Fargo”.
Martin Freeman (“Fargo”)
Woody Harrelson (“True detective”)
Matthew McConaughey (“True detective”)
Mark Ruffalo (“The normal heart”)
Bob Thornton (“Fargo”)

Vamos apostar na azarona.
Vamos apostar na azarona.

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV: É muito provável que Kathy Bates ganhe, pois a atriz roubou a cena na última temporada de “American Horror Story” (apesar da irregularidade). Não se surpreenda se Uzo Aduba ganhe!
Uzo Aduba (“Orange is the new black”)
Kathy Bates (“American horror story”)
Joanne Froggatt (“Downton Abbey”)
Allison Janney (“Mom”)
Michelle Monaghan (“True detective”)

Matt Bomer é o favorito.
Matt Bomer é o favorito.

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme para a TV: A Surpresa é Colin Hanks, mas o favorito é Matt Bomer. Destaque para o excelente trabalho de Bill Murray.
Matt Bomer (“The normal heart”)
Alan Cumming (“The good wife”)
Colin Hanks (“Fargo”)
Bill Murray (“Olive Kitteridge”)
Jon Voight (“Ray Donovan”)

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s