Review: Better Call Saul – 1×01 “Uno”

better call saul

Há exatamente 1 ano e 5 meses atrás, o desolador final de Breaking Bad impressionou e comoveu os milhares da fãs da excelente produção da AMC. Na mesma semana, Vince Gilligan, o criador e mente por trás de todo o universo de Mr. White, anunciou a expansão deste rico e amado universo com Better Call Saul. Tudo que sabíamos sobre a série seria sua trama trazendo o passado de Saul Goodman, apresentando relatos anteriores a se tornar o icônico advogado que tivemos a oportunidade de conhecer. Após muitas dúvidas de se esse seria o caminho ideal a ser feito, a série de Saul finalmente chegou, e não poderia ter começado melhor.

No episódio somos apresentados à Jimmy McGill, o homem por trás do Saul que conhecemos e admiramos, que a cada dia que se passa está mais frustrado com o futuro de sua carreira. Fazendo defesas na corte pública para clientes que não tem condições de serem representados por advogados, com seu carro completamente debilitado, um escritório que pode ser um motivo de piada e um saldo bancário desesperador, assistimos Jimmy procurando maneiras e esperança de um dia se tornar bem sucedido. Assim, em meio de apresentações de personagens secundários o episódio segue até encontrarmos traços do futuro Saul Goodman que já conhecemos.

better call saul 3

A notícia mais reconfortante que envolve a produção é: Better Call Saul tem identidade própria. Isso era completamente necessário e já nos é apresentado nos primeiros minutos com a competente direção de Gilligan neste piloto. Seguindo um formato que vimos na última temporada de Breaking Bad (As comparações são inevitáveis), entramos no universo da série desarmados, sendo apresentados a um futuro que nos instiga a curiosidade. E a condição que somos levados a esta sequência é curiosa, afinal, nos vemos encarando ações mudas de um personagem que já está estabilizado em nossas mentes. Logo após, encontramos a abertura da série que segue o molde da produção anterior do diretor: apenas uma arte apresentando o nome e um tema musical da obra. E assim, finalmente somos mergulhados verdadeiramente no mundo de McGill (aka Goodman).

Bob Odenkirk não poderia estar mais confortável no personagem. É realmente incrível e cômico ver o prazer do ator encarnando a já definida personalidade do advogado novamente. E é nesse momento que percebemos que nem sempre é um erro transformar um personagem coadjuvante em um protagonista. Saul apresenta características que já demonstram ser completo o suficiente para levar a produção. Vince Gilligan também retorna mostrando que mantém sua competência com uma direção pontual e programada. Todas as sequências e seus cortes são extremamente intuitivos e naturais, junto com enquadramentos que além de apresentarem uma fotografia exuberante – como a sequência inicial de Saul no shopping -, também tem a dinâmica da linguagem, como na gag que ao vermos o advogado caminhando em direção à um veículo, num leve movimento de câmera somos apresentados ao seu real automóvel.

better call saul 2

E é assim que Better Call Saul segue, em constantes momentos de humor, que tomam cuidado o suficiente para tornar a situação cômica e não o personagem num palhaço, e com algumas alternações com momentos mais densos e que aguçam a curiosidade com o futuro da série, como a encontro de Jimmy com Chuck, seu irmão (algo que não é apresentado na série) que aparenta ser uma espécie de mentor para o protagonista. Ou mesmo seu momento com a advogada Kim ao sair enfurecido da Hamlim & McGill. Mas o real ponto alto do episódio se mostra na interação de Jimmy/Saul com os irmãos que irão ajuda-lo em seu golpe.

Better Call Saul se iniciou da melhor maneira possível. Apresentando uma identidade leve e dinâmica, o spinoff provou que irá tentar sair da sombra de Breaking Bad e ao mesmo tempo levar o seu legado. Com momentos que nos trazem a felicidade de reencontrar Saul e uma fluidez incrível para um episódio de 50 minutos, a produção prova seu valor e já conquista o público que procura seu piloto. Afinal, como é bom poder reencontrar Saul e Mike depois de todo esse tempo.

5 DONUTS                                       Excelente

 

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s