Diabo da Guarda: Uma preparação para a série do Demolidor

banner daredevil

A série do Demolidor já está aí, e aqui você confere um pequeno apanhado de informações. Saiba um pouco sobre o surgimento do personagem nos quadrinhos, as influências da série, elenco e personagens, curiosidades e algumas informações extras.

 

DE ONDE VEIO O HOMEM SEM MEDO E A INSPIRAÇÃO PARA O TOM DA SÉRIE?

Criado por Stan Lee e Bill Everret e com sua primeira aparição já em revista própria ocorrendo em 1964, o Demolidor fora mais um da leva de heróis surgidos nos anos 60 que ajudaram a moldar de vez o universo Marvel como o conhecemos.

A receita para a criação do personagem foi a mesma de todos os outros da Marvel na época, ele precisava de algo que o deixasse com um pé na realidade, e assim o personagem foi concebido com uma deficiência, a cegueira, algo novo entre os heróis Marvel.

cena 1 demolidor

O personagem, assim como todos os outros, residia em Nova York, mais especificamente no bairro da Cozinha do Inferno, e bem como o nome sugere, pelo menos na época, era um bairro barra pesada de Nova York.

Diferente de outros como Homem-Aranha, Vingadores e Quarteto Fantástico, o Demolidor foi um dos heróis que não deram certo logo de início, fosse por sua galeria de vilões pouco inspirada ou pelo conteúdo das histórias, o personagem não conseguiu decolar em seus primeiros anos de aventuras, mas isso viria a mudar, e o Demolidor se tornaria não só um dos maiores e mais populares heróis da Marvel, como também dos quadrinhos em geral.

frank miller demolidor

Em meio aos anos 80, Frank Miller era como que um “faz tudo” nos corredores da Marvel, e o Demolidor era considerado um personagem pequeno, suas histórias não costumavam ter uma equipe criativa fixa. Quando a oportunidade de trabalhar com o Demolidor surgiu, Frank Miller a agarrou, e a partir dali, não só revolucionou o personagem, como também começou a revolucionar a indústria nos quadrinhos nos anos 80. E é daí que a série da Netflix promete ter tido sua maior influência, das histórias sérias e sombrias que combinam tão bem com o personagem. O (pré) uniforme que veremos na série, por exemplo, foi retirado diretamente da história “O Homem Sem Medo”(1993) de Frank Miller e John Romita. Jr, onde a dupla recontou a origem do herói acrescentando novos e importantíssimos detalhes para a mitologia do personagem. Aliás, o uniforme parece não ser o único elemento diretamente retirado desta história, afinal, toda esta primeira temporada da série está confirmada para se tratar exclusivamente de uma história de origem, não só para o Demolidor, mas também para o vilão, o Rei do Crime.

 

ELENCO E PERSONAGENS

daredevil-demolidor-netflix-geek-project

3*Charlie Cox como Matthew Murdock/Demolidor: Protagonista que dispensa muitas explicações, Matt Murdock cresceu na Cozinha do Inferno e ficou cego quando ao tentar salvar um cego de um atropelamento, causou um acidente com produtos químicos que jorraram em seus olhos, porém, apesar de perder a visão, Matt teve seus sentidos restantes imensamente ampliados, o que faz com que ele possa “enxergar” de outras formas.

Primeira aparição- Daredevil #1 (abril de 1964)

2* Deborah Ann Woll como Karen Page: Primeiro grande amor da vida de Matt Murdock, Karen Page é a secretária no escritório de advocacia do herói e de seu sócio Foggy Nelson. Karen teve um final trágico nos quadrinhos.

Primeira aparição- Daredevil #1

 

1*Helden Henson como Foggy Nelson: Melhor amigo e sócio de Matt, Foggy é uma espécie de alívio cômico, porém, apesar de sua natureza cômica, Foggy compartilha da bondade e senso de justiça de Matt.

Primeira aparição- Daredevil #1

 

5*Vincent D’Onofrio como Wilson Fisk/Rei do Crime: Um dos maiores vilões de todo o universo Marvel, Wilson Fisk é o cruel e destemido homem que usa sua esperteza, e em alguns casos força bruta, para construir e manter um império do crime na cidade de Nova York.

Primeira aparição- The Amazing Spider-Man #50 (julho de 1967)

 

4*Rosario Dawson como Claire Temple: Enfermeira que se torna aliada do Demolidor e terá conhecimento de sua identidade secreta. Será uma fusão de várias personagens, Claire Temple, que nos quadrinhos já foi um interesse amoroso de Luke Cage, e a chamada “enfermeira noturna”, responsável por cuidar de super heróis feridos, uma função já ocupada por diversas mulheres diferentes nos quadrinhos.

 Primeira aparição- Luke Cage: Hero for Hire #2 (agosto de 1972) (Claire Temple)
Primeira aparição- Daredevil #58 (novembro de 1969) (Enfermeira Noturna)

6*Ayelet Zurer como Vanessa Marianna: Futura esposa de Wilson Fisk. Tudo indica Vanessa será crucial para o desenvolvimento do vilão na série.

Primeira aparição- The Amazing Spider-Man #70 (março de 1969)

 

7*Bob Gunton como Leland Owsley: Servirá como uma espécie de consultor de Wilson Fisk na série. Nos quadrinhos é um dos muitos chefes do crime da cidade de Nova York, conhecido também pela alcunha de Coruja, pela sua aparência e por ter uma capacidade limitada de voo, além de outras habilidades. Não foi confirmado se o personagem possuirá alguma destas habilidades em algum momento da série, ou futuramente.

Primeira aparição- Daredevil #3 (agosto de 1964)


8*Vondie Curtis-Hall como Ben Urich:
  Um aliado de valor no combate ao crime organizado, Ben Urich é um excelente jornalista com um “faro” apuradíssimo. Nos quadrinhos, chegou a descobrir a identidade secreta do Demolidor por conta própria.

Primeira aparição- Daredevil #153 (julho de 1978)

 

13*Toby Leonard Moore como Wesley: Principal capanga de Wilson Fisk em seu império do crime.

Primeira aparição- Daredevil #227 (fevereiro de 1986)

 

9

*Matt Gerald como Melvin Potter: Na série, será o responsável por fornecer certos equipamentos para Wilson Fisk, como por exemplo, ternos à prova de balas. Nos quadrinhos, Melvin é também o vilão Gladiador.

Primeira aparição- Daredevil #18 (julho de 1966)

 

10*Rob Morgan como Tucão: Nos quadrinhos, um criminoso de quinta que o Demolidor usa como fonte de informações, muito embora estas informações precisem ser arrancadas a força. É provável que na série ele tenha o mesmo papel.

Primeira aparição- Dardevil #69 (outubro de 1970)


Scott Glenn*Scott Glenn como Stick:
O mestre cego que treina Matt no uso de seus dons e em artes marciais.

Primeira aparição- Daredevil #176 (novembro de 1981)

 

12*John Patrick Hayden como Jack Murdock – O pai boxeador de Matt que acaba assassinado por criminosos.

Primeira aparição- Dardevil #1

 

 

5 CURIOSIDADES SOBRE O DEMOLIDOR E A SÉRIE

*Escolha prematura: Charlie Cox já era a escolha da Marvel para viver o Demolidor cerca de 2 anos antes deles recuperarem os direitos, que estavam com a Fox.

* Vilões compartilhados: Em seus primeiros anos de publicação o Demolidor não fez o sucesso esperado, suas histórias vendiam pouco, e um dos motivos disto, acredita-se, eram os vilões. Com vilões que tinham nomes, aparência e até poderes ridículos tais como Metalóide e Homem Púrpura, o herói cego carecia de bons vilões. O Homem-Aranha por sua vez, possuía uma vasta galeria de vilões, e muito bons por sinal, e assim, em sua passada pelo Demolidor, Frank Miller resolveu pegar alguns emprestados, em especial, o Rei do Crime, que mesmo já sendo conhecido como um dos principais vilões do Aranha, passou a ser o principal do Demolidor. Mas não se engane, o Rei não foi o único, muitos outros vilões do aracnídeo deram trabalho pro vigilante da Cozinha do Inferno, incluindo Electro, que fez sua segunda aprição nos quadrinhos na segunda edição da revista do Demolidor, sendo portanto o segundo vilão a enfrentar o herói, e também Mysterio, este que foi o vilão principal da saga “Diabo da Guarda”, que resultou na morte de Karen Page.

aranha e demolidor

*O diabo e a viúva: Nos quadrinhos, Demolidor sempre foi um conquistador nato, e dentre estas conquistas esteve a Viuva Negra. Natasha chegou a se tornar uma personagem recorrente das HQs do Demolidor por muitos anos, porém, é improvável que esta relação dos 2 seja explorada na série devido a personagem já estar tão bem estabelecida na parte dos filmes com os Vingadores.

demolidor e viúva negra
*Troca de visual: Em suas primeiras histórias, Matt Murdock utilizou um uniforme amarelo com detalhes que o faziam se assemelhar a algum tipo de uniforme de ginasta ou acrobata. Este uniforme amarelo durou apenas 6 edições na revista do Demolidor, pois em “Daredevil #7”, o herói estreou o seu clássico e estiloso uniforme vermelho.

demolidor original

*Herói de fé: Matt Murdock é católico, e o seu catolicismo se tornou um elemento importantíssimo na mitologia do personagem a partir da fase de Frank Miller. Algo que com certeza será abordado na série.

 

5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SÉRIE

avengers tower

*Se situando no universo cinematográfico da Marvel: A série obviamente se passa dentro da cronologia dos filmes da Marvel, e algo muito importante é saber onde a série se situa cronologicamente. O presente da série se situa após os eventos do primeiro filme dos Vingadores, inclusive, a ascensão do crime organizado em Nova York será uma consequência direta da batalha de Nova York.

demolidor netflix

*Uniforme: Muita gente deve ter estranhado o Demolidor da série utilizando um uniforme diferente do clássico vermelho com chifres e o DD no peito. Calma, o uniforme preto, como já mencionado lá em cima, existe nos quadrinhos e trata-se de um “pré-uniforme”. Quanto ao uniforme vermelho, além dele ser referenciado em um dos posters, o próprio Charlie Cox confirmou que sim, ele vestiu o uniforme para a série, porém, não se sabe em que ponto ele aparecerá.

*Como um filme: Segundo as pessoas envolvidas na série, ela funcionará como se fosse um grande filme de 13 horas. Devido ao formato da Netflix, onde a série será lançada na íntegra no dia 10, a produção se viu livre da necessidade de deixar “ganchos” ao final de cada episódio pois o seguinte já estará lá disponível.

especial demolidor

*Personagens ausentes: Apesar de serem cruciais na mitologia do herói, Elektra e Mercenário acabaram ficando de fora desta primeira temporada, porém, o produtor Steven D. Knight já deu entender que os personagens devem aparecer em uma segunda temporada. O produtor foi um pouco além e já chegou a mencionar que gostaria de ver também o vilão Metalóide no futuro da série.

*Easter eggs: Já foi confirmado pelo produtor Steven D. Knight que a série contará com diversos easter eggs, dos mais óbvios, como a torre dos Vingadores em um dos posters, aos mais obscuros.

poster netflix

Por fim, vale mencionar, Demolidor é só a primeira de uma leva de séries que sairão desta parceria entre Marvel e Netflix, as próximas serão Jessica Jones, que já está sendo filmada e deve ser lançada no final deste ano, Luke Cage, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2016, Punho de Ferro, sem previsão de lançamento e Defensores, que será a união destes 4 heróis, também sem previsão.

 

DICA

Pra você que ficou afim de adquirir algum material do Demolidor, recentemente foi lançado pela Panini Books o encadernado “Demolidor: Por Frank Miller e Klaus Janson Vol 1”, que reúne as primeiras histórias da fase do Miller. É uma boa pedida para quem quer ler Demolidor e não sabe por onde começar. O preço original de capa é aproximadamente 98 reais, mas só dar uma procurada rápida que você encontra por menos. Lembrando, é uma edição com acabamento de luxo.

demolidor1

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s