Mundo do Cinema – Adaptações Cinematográficas – Edgard Allan Poe

11150989_830104590359818_9027033207594032860_n

Edgard Allan Poe (1809-1849) deixou um legado de poemas, contos, romances, temas policiais e de horror. Sempre numa atmosfera de suspense, esse escritor norte-americano do século XIX junta em suas narrativas elementos perturbadores como o sobrenatural, o fantástico e o insólito. É considerado o criador do conto policial. Seus poemas mergulham na tristeza, mistério, sentimentos, lugares e personagens. A obra de Poe transcendeu a literatura e influenciou pintores e quadrinistas. Inclusive cineastas, como Roger Corman, que fez adaptações das obras de Poe para o cinema. Confira abaixo algumas dessas obras:

O Solar Maldito (1960)

589-eventpage-house_of_usher_1960_37_500

O filme narra a história de Philip Winthrop, que chega à mansão Usher com o intuito de levar sua amada, Madeline, para a sua cidade. Chegando lá ele confronta-se com o irmão dela Roderick , que vai revelando, um a um, os aterrorizantes segredos de sua família.

O diretor de filmes B,  Roger Corman fez oito adaptações da obra de Poe; esta, uma versão de “A Queda da Casa de Usher”, é a primeira, protagonizada pelo excelente Vincent Price.

A Mansão do Terror (1961)

burnt-offerings-billboard

Na Espanha, Elizabeth Barnard Medina morre misteriosamente. Francis Barnard, seu irmão, vai de Londres até a Espanha e não acredita na explicação de Nicholas Medina, o viúvo, sobre a morte da irmã. Nicolas é filho de um famoso torturador da inquisição espanhola e Francis descobre que essa informação foi fatal para a vida de sua irmã, que pode ter sido enterrada viva.

Corman e Price se uniram novamente para essa história de horror envolvendo uma câmara de tortura, um sádico incontrolável e uma lâmina acoplada em um pêndulo.

Muralhas do Pavor (1962)

587635.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

O filme tem 3 episódios: “Morella”, sobre o cadáver de uma mulher morta há 26 anos; a segunda é a junção de dois contos, “O Gato Preto” e “O Barril de Amontillado”, onde um velho bêbado trava amizade com um degustador de vinhos; o terceiro e último é “O Estranho Caso do Sr. Valdemar” sobre um especialista que hipnotiza um moribundo para se comunicar com o além.

Enterro Prematuro (1962)

Enterrado Vivo 01

Baseado em um dos contos mais aterrorizantes de Poe, o filme narra a história de Guy – cujo maior medo é o de ser enterrado vivo, pois acredita sofrer de epilepsia. Para diminuir seus temores, constrói um túmulo que permitiria avisar ao mundo exterior caso seu medo se concretizasse.

O Corvo (1963)

raven1

O filme é um dos maiores clássicos do terror B de todos os tempos. A história é sobre dois bruxos que duelam pela supremacia na magia.

A Orgia da Morte (1964)

img_1_31_2028

Na Itália Medieval o sinistro príncipe Prospero se enclausura em seu castelo com um seleto grupo de convidados quando descobre que uma peste mortal se aproxima de sua vila. Ele organiza um baile de máscaras repleto de luxúria, que atrai um convidado indesejado.

Histórias Extraordinárias (1968)

b0gtip8qsry1of52hda1k1ovr

É um filme franco-italiano, dirigidos por cineastas diferentes. Os três segmentos que compõem o filme são baseados nos contos “Metzengerstein”, “William Wilson” e “Never Bet the Devil Your Head”, todos de Poe.

O Túmulo Sinistro (1968)

tog3

Alguns anos depois de ter enterrado sua amada esposa Ligea, Verden Fell aceita a “oferta” e se casa com a bela Lady Rowena. Fell vive recluso, em uma pequena abadia secular, com o seu servo Kenrick. Mas ele continua apaixonado pela sua falecida esposa e está convencido de que ela voltará para ele.

Assassinatos na Rua Morgue (1971)

4fpw4iiz88lj5x0dyz21sw8bj

Investigação de uma série de assassinatos ocorridos numa companhia de teatro que aponta como principal suspeito Marot, um ator já morto.

Curiosidade: Vincent (1982) – Um dos primeiros filmes dirigidos por Tim Burton, é um curta de animação, estrelado por um garotinho que sonha ser Vincent Price e tem Edgar Allan Poe como seu autor favorito.

2 comentários em “Mundo do Cinema – Adaptações Cinematográficas – Edgard Allan Poe

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s