Mundo do Cinema – Filmes sobre Múltiplas Personalidades

O chamado “Transtorno Dissociativo de Personalidade”  é a presença de duas ou mais identidades ou estados de personalidade distintos, que recorrentemente assumem o controle para interagir com o meio em que se encontra. E, na maioria dos casos, é acompanhada de amnésia, pois o indivíduo não se recorda de seus atos, quando assume esta outra personalidade. Esse distúrbio, costuma surgir como resposta a certos traumas, ansiedades ou lembranças muito dolorosas.

images (2)

 Vejam abaixo, alguns exemplos desse transtorno que foram teor em filmes.

foto_0_217463_GRD_2299_omedicoeomonstro1941

O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde). Com várias adaptações para cinema, é uma lenda clássica de terror e suspense que gira em torno da dualidade existente no Dr. Jekyll, um grande cientista que desenvolve uma fórmula para isolar “componentes criminais” da natureza humana testando o experimento em si mesmo, sofrendo uma monstruosa transformação.sindrome_caim

Síndrome de Caim. Charles (John Lithgow) é um famoso psicólogo infantil. Quando a polícia reporta uma série de sequestros de crianças na localidade, Jenny (sua esposa) volta sua atenção para o lar e encara a possibilidade de que seu marido está tentando recriar os experimentos científicos do seu sogro.

John Lithgow está perfeito e consegue atingir grandes resultados em sua atuação definindo de forma expressiva cada personalidade tomada por seu personagem.

Alerto para SPOILERS inevitáveis…

Identidade. Durante uma violenta tempestade, dez estranhos acabam reunidos num motel barato de beira de estrada nos arredores de Las Vegas. Isolados do mundo, sem telefone, celular ou rádio, as pessoas recolhem-se aos seus quartos, até que, uma a uma, começam a morrer, caçados por um assassino serial que parece saber muito bem o que está fazendo. SPOILER (ficamos sabendo ao final do filme, que todos os dez, são personalidades de um único rapaz, internado numa clínica psiquiátrica).

identidade (1)

Janela Secreta. Escritor bem sucedido (Depp) decide isolar-se à beira de um lago em buscar de tranqüilidade, após  separar-se da esposa devido a infidelidade dela. Lá, ele é procurado por um homem que o atormenta, acusando-o de plágio. SPOILER (o homem na verdade é seu alter-ego).

janela_secreta1

O Amigo Oculto. Em Nova Iorque, o psicólogo David (DeNiro) tenta desesperadamente ajudar Emily, sua filha traumatizada, a lidar com a morte da mãe. Até passarem a ser aterrorizados por alguém ou algo chamado Charlie: um “amigo imaginário” da filha. SPOILER (Charlie na verdade é o alter-ego de David).

20258621

Ilha do Medo. Em 1954, um detetive policial (Di Caprio) vai até uma ilha isolada onde funciona um manicômio, para investigar o desaparecimento de uma paciente. SPOILER (depois de uma tempestade o detetive começa a ter memórias confusas até perceber que na verdade ele mesmo, é um paciente do manicômio).

ilha-do-medo

Clube da Luta. Jack (Edward Norton) é um jovem executivo, que numa crise de insônia começa a frequentar grupos de auto-ajuda, onde conhece um homem misterioso que o leva para conhecer o submundo, onde ele pode extravasar sua agressividade, angústias e tensões através de violentos combates corporais. SPOILER (logo ele vai perceber que ele próprio e seu novo amigo são a mesma pessoa).

images (4)

O diagnóstico é controverso, mas o cinema e a literatura sempre gostaram desses personagens.

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s